sábado, 9 de março de 2013

REBELDIA ! A SUSTENTABILIDADE, O CONSUMO E A NOSSA FELICIDADE



Casa Box ou casa com telhado ? Sala clean ou sala de colecionador? Jardim inglês ou italiano? Iglu ou palácio mourisco?

Espaços aconchegantes,  perfeitos e idílicos são prazerosos e acomodam. Acalmam a ansiedade, removem angústias, tocam a pele, se transformam em porto seguro.
Espaços ousados e incomuns são provocadores, mexem com o intelecto, tiram-nos da inércia, angustiam-nos propositalmente, um mar aberto para a desestabilização, para o movimento.

E desta combinação  “aportar e navegar”  que é tocada a vida. Alguns vivem no porto, outros no mar, e a maioria intercala mar e porto de acordo com seus anseios, medos e sonhos. Assim são os espaços que criamos. Pode e deve haver de tudo. É na experimentação que cada um encontrará o ambiente que lhe convém, que pode ser outro amanhã. Aliás, pode ser um bom sinal. Não seria fruto da insatisfação, e sim, da satisfação. O que não deveria haver, é o patrulhamento, o condicionamento psico-social. O modismo arrogante e pretensioso, esnobe. Inclemente, as vezes.

Chegamos a um estágio onde a igreja, o estado e a família perderam seu poder, o indivíduo é a base  e o fim. E as grandes questões  são compreendidas, somente, na medida em que o indivíduo se vê atendido, respeitado. Meio ambiente é assunto, exatamente por isso. Significa risco para o indivíduo. Ameaça para a família no seu núcleo menor. Este indivíduo fortalecido tem como grande vilão do seu crescimento e consolidação desta força possível, o consumo !  O consumo por modismo, extremamente daninho. E  as patrulhas, os pré- conceitos, a mídia não editorial, os censores comprometidos, reforçam este mal.

Rebeldia ! Vamos sentir o que nos diz algo, o que nos toca a alma, o que nos serve. Bolas para algumas figurinhas carimbadas, estrelas de design, pseudo-formadores de opinião, eles mesmos não deveriam se levar tão a sério...
Viva o indivíduo e suas possibilidades !!

Preto vem , preto vai.
Cadeira vermelha destoando, fazendo contraponto de sala branca: lugar-comum.
Série de quadros dispostos de forma cartesiana, P&B, of course.
Livros de design e fotografia empilhados com Gallé em cima, cruzes !
Móveis , todos dispostos em esquadro, 90º, na sala.
Chaise Le Corbusier na janela.
Lareira horizontal rasgada.
Camisas e blusas todas combinando com o móvel.
Eletrodomésticos, todos, da mesma cor e material, brand new !
Saturação de não-cor…

Que saco! E a sustentabilidade, o planeta, o bolso ? Vamos espiar a casa das figurinhas carimbadas, cheia de objetos, descontraída, cheia de vida. Sabe aqueles quadrinhos pop-art do Andy Warhol que obrigam a por na parede, porque é
Cult ? As figurinhas só penduram se for original....ou os quadros com fotos preto&branco, só se forem do Sebastião Salgado ou do Cartier-Bresson.

O que importa é se ter coisas que nos digam algo, nos toquem, representem algo significativo, seja do passado, do presente ou um sonho. Que o mosaico resultante, o espaço que escolhemos para viver, seja um espelho, um retrato, ou uma luz. Que nos aconchegue ou nos mova, nos aporte ou nos faça navegar !
E o timoneiro somos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário